Arte exige corporeidade.

É inevitável que nessa relação com o corpo, beleza não seja apenas concebida como forma, mas também como expressão de uma condição visceral. Satturno Butto é um artista singular. Italiano, nascido em 1957, começou a expor seu trabalho em 1993. Sua temática, inspirada na arte sacra europeia, dialoga também com um mundo onde Deus está morto. Na verdade, é recorrente a expressão de uma sacralidade da secularidade, da imanência em sua radicalidade, do absoluto como devir. A inspiração na arte sacra se estabelece portanto, de certo modo, como ironia. Mas não apenas nisso. Conceitualmente é exaltação da condição humana ausente de um destino eterno e metafísico que não seja propriamente ao da arte.avatar_medium_square

Nesse condição se justifica um elemento sombrio, decadente, demoníaco, mas também sensorial, corporal e erótico como transcendentes enquanto afirmação dessa condição original e secular. Afirmação que apenas se faz na arte, no corpo, na vida em seus impulsos cegos de desejo. É inegável certo diálogo com Nietzsche.  O corpo, mas também o sangue, como expressão de tal imanência radical. O vermelho portanto, constitui um cor com um simbolismo muito forte na arte de Buttó. É corpo, é sangue, é violência e erotismo, mas também, remetendo-se a ao sacro, também é sacrifício. O erótico e o sagrado como uma mesma unidade. Bataille e sua expressão do erótico talvez corresponda de igual modo a uma influência possível.

De qualquer forma, Saturno Buttó ainda é um enigma, um paradoxo. Ainda estamos no início do labirinto de sua obra.

Link para o Site de Saturno Butto

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