Se você assistiu ao filme “Imortais” (dir. Tarsem Singh. Universal Picture. 2011) e suas cenas épicas de batalhas celestiais, onde uma multiplicidade de corpos brilham ao entrar em combate, é inevitável não reconhecer a influência nelas do trabalho de Claudia Rogge, uma artista alemã nascida em 1968.

“Ela trabalha com fotografia, instalações de vídeo e performance. Seus trabalhos fotográficos de grande escala impressionam o espectador com multiplicidade de detalhes de tecelagem em um padrão semelhante a de um caleidoscópio. Nós vemos uma quantidade infinita de corpos nus femininos que parecem fluir sobre as bordas do quadro, ou dândis adequados negros balançando hula-hoops, ou imagens idênticas infinitamente replicados. No processo de criação de uma tal composição milhares de imagens de cada figura são produzidos e compilado no seu conjunto com grande precisão e à iluminação e dimensionamento de cada detalhe.

O artista explora as relações entre o indivíduo e massas, onde se tem que enfrentar o mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo em sintonia os processos de globalização e unificação. As reflexões sobre este tema podem ser encontrados em outras obras do artista. Em sua ação bem conhecido “mob IL1” e “mob IL2”, um veículo especialmente construído atravessou cidades europeias chocando o público com o seu caminhão de vidro cheio de cabeças-de brinquedos do bebê de plástico no primeiro caso e ajoelhados figuras masculinas idênticas no segundo”.

Não sou crítico de arte ou cinema. Contudo, me impressiona a problemática do corpo que a sua arte produz. Evidentemente, não se trata apenas de corpo. Há ao seu redor uma circunstância elementar que o define numa atmosfera mística, apocalíptica ou idílica. Em todas essas circunstâncias, a profusão dos corpos, jogados uns contra os outros, de maneira erótica ou conflituosa. Na elementar relação entre os corpos apenas o amor ou a guerra. E dessa relação, ou o paraíso ou o inferno.

Bibliografia

http://www.frolovgallery.ru/en/works/rogge/rogge-biography

10432475_1425285721135665_4909296465970414444_nClaudia-Rogge-Lost-in-Paradise-Paradise-Lost_IVhl4QR11745394_1425286001135637_485153345028919545_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s